quarta-feira, 23 de novembro de 2016


23 de novembro - Dia da Floresta Autóctone

Este dia foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, dia 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
A plantação de árvores na Primavera em Portugal apresenta, frequentemente, um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional: em março, Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.
Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.
A floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território que estão adaptadas ao nosso clima, tais como: os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas.São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
A participação e a colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.

Fontes: Quercus e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Sem comentários:

Enviar um comentário