quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Carvalho


Carvalho é a designação comum das cerca de seiscentas espécies de árvores do género Quercus da família Fagaceaee de outros géneros relacionados, nomeadamente Lithocarpus. O género é nativo do hemisfério norte e inclui tanto espécies caducas como perenes que se estendem desde latitudes altas até à Ásia tropical e a América. Em geral, as espécies de folha caduca distribuem-se mais para o norte e as de folha persistente para o sul. Os frutos do carvalho chamam-se bolotas ou landes.


Algumas espécies mais comuns :
Por vezes, é difícil identificar as diversas espécies pois estas formam híbridos entre si.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016


23 de novembro - Dia da Floresta Autóctone

Este dia foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, dia 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
A plantação de árvores na Primavera em Portugal apresenta, frequentemente, um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional: em março, Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.
Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.
A floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território que estão adaptadas ao nosso clima, tais como: os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas.São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
A participação e a colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.

Fontes: Quercus e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

sábado, 5 de março de 2016

CRIAÇÃO DE LOGÓTIPOS

Além do logótipo que já consta na nossa página do facebook, o qual foi o selecionado como logótipo oficial, apresentamos de seguida os outros logótipos que foram a concurso.









terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
 26 de janeiro


“É preciso criar novos modelos de desenvolvimento sustentável para que as pequenas ações tomadas por cada pessoa tenham repercussão global no meio ambiente, de forma positiva.”

A educação ambiental aparece formalmente como tema no ano de 1972 com a Declaração de Estocolmo.
Dado que a civilização, a industrialização e a ambição desmedida do Homem tinham levado à extinção de centenas de espécies da flora e da fauna, decidiu criar-se esta iniciativa para evitar que a atitude das pessoas afetem o planeta.
Em primeiro lugar, importa saber o que é educação ambiental.
A educação ambiental, basicamente, baseia-se em dois procedimentos. 
O primeiro refere-se a como o meio ambiente interage entre si, com os seus ecossistemas, a importância da atmosfera, da água, do solo, dos diversos contextos naturais, além do comportamento das comunidades.
O segundo refere-se à interação existente entre o meio ambiente e o Homem, a influências das atividades humanas nos ecossistemas, como o Homem faz uso dos recursos proporcionados pela Natureza, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável.
Assim, pode dizer-se que a educação ambiental é um procedimento que tem como principal finalidade gerar consciências na população sobre a problemática ambiental, além de demonstrar a necessidade de participar no esforço de conservar e proteger o ecossistema.
Atualmente, busca-se o ensino a partir da própria natureza, transformando-a num recurso educativo que permita melhorar e apreciar o meio ambiente. É indispensável ter a consciência de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos a nosso serviço, ao contrário, é um ecossistema frágil que tem suas próprias exigências e o qual devemos cuidar para o nosso próprio bem e sobrevivência.

Obs.: Texto construído com base em informação avulsa retirada da net.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


Tabela de Categorias de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos:

Categoria 1. Grandes Equipamentos  
        Frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa, etc. 
Categoria 2. Pequenos Equipamentos  
        Aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, etc.
Categoria 3. Equipamentos Informáticos e de Telecomunicações  
        Computadores, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, etc .
Categoria 4. Equipamentos de Consumo  
        Aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, etc.
Categoria 5. Equipamentos de Iluminação  
        Lâmpadas fluorescentes, compactas, aparelhos de iluminação para lâmpadas fluorescentes, etc.
Categoria 6. Ferramentas Eléctricas e Electrónicas  
        Berbequins, ferramentas de jardinagens, etc .
Categoria 7. Brinquedos e Equipamentos de Desporto e Lazer 
        Comboios eléctricos, consolas de jogos, equipamentos desportivos eléctricos, etc.   
Categoria 8. Aparelhos Médicos 
        Medidores de tensão arterial, etc.
Categoria 9. Instrumentos de Monitorização e Controlo 
        Reguladores de aquecimento, detectores de fumo, termóstatos, etc.
Categoria 10.Distribuidores Automáticos 
        Máquinas de venda automática de bebidas e produtos alimentares, etc.   

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Sobreiro (chaparro)
Quercus suber

Distribuição geográfica: região mediterrânica ocidental.
Em Portugal ocorre em todo o país, com maior abundância no sul.

Caducidade: persistente

Altura: até 25m, normalmente de 10 a 15m.

Longevidade: normalmente entre os 150 e 200 anos.

Porte: árvore de copa alta, arredondada, algo irregular.

Floração: abril,maio

Maturação dos frutos: de setembro a janeiro.

Habitat e ecologia: montados, bosques em clima mediterrânico. Ocorre desde os 0 até aos 1200m. Precisa de humidade ambiental.

Usos e costumes: produz abundante cortiça que é usada na produção de rolhas e na construção. As bolotas são usadas para a alimentação de porcos.

Modos de propagação: por semente (as bolotas).

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

OS SOBREIROS SONHAM


Os sobreiros sonham
sonhos desvairados
que só os pastores
e as pedras suspeitam.

Sonham que são livres
e vão pelo mundo,
com raízes de água
e cabelos soltos.

No céu por lavrar,
as nuvens são cardos
e o sol um milhafre
que esvazia os olhos.

Dos sonhos só resta
a angustia que os ousa.
A angustia é concreta.
Os sonhos são sombras.

Seguros à terra
com garras de bronze,
os sobreiros sonham
impossíveis rumos.

in, Obra Poética, vol.III - Armindo Rodrigues (1904-1993)

Nota: Este poema foi-nos oferecido pelo Eng.º Henrique Pereira, aquando da nossa visita ao Parque Natural do Alvão, no Dia da Floresta Autóctone.